Marianita, de 64 anos, será a primeira mulher da história do futebol feminino a integrar a Calçada da Fama de um clube. Nomes como Marta, Formiga e Pretinha já foram homenageadas, mas em estádios — Maracanã e Mineirão.

Marianita foi jogadora do Grêmio na década de 1980 e lutou intensamente pela regularização do futebol feminino no Brasil, em 1983. No mesmo ano, ela fundou o primeiro departamento de futebol feminino do Tricolor Gaúcho, do qual é diretora atualmente.

Ex-lateral direito, Arce jogou no Grêmio entre 1995 e 1997, período no qual conquistou oito títulos, entre eles Libertadores, Recopa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Ao todo, foram 145 jogos pelo Tricolor Gaúcho, e 13 gols marcados.

Por sua vez, Carlos Miguel iniciou nas categorias de base do Grêmio em 1988. O ex-atacante conquistou 13 títulos pelo Tricolor Gaúcho, e ficou marcado pelo gol que garantiu o tricampeonato da Copa do Brasil, em 1997, sobre o Flamengo, no Maracanã. Ao todo, foram 328 pelo time profissional, com 51 gols.

A cerimônia de inclusão de Marianita, Arce e Carlos Miguel na Calçada da Fama do Grêmio acontecerá durante a semana de celebração do aniversário de 122 anos do clube, em setembro.

Leave a comment