Como o técnico Roger Machado comentou na coletiva após a derrota por 2 a 0 para o Atlético–MG, o Colorado tem condições e sair da situação em que está.
Das quatro metas estabelecidas no começo do ano pela comissão técnica, três foram plenamente alcançadas. Uma, com louvor. É o caso da retomada da hegemonia estadual. Há sete Gauchões o Inter não levantava a taça. Neste ano, além de interromper a sequência do coirmão, o título colorado ainda foi conquistado de forma invicta.
Os outros dois tiveram uma certa dramaticidade. Na Copa do Brasil, o Colorado sofreu para vencer a partida de ida contra o Maracanã–CE. Na volta, apesar de perder três pênaltis, goleou por 3 a 0 e garantiu as oitavas no torneio.
Já o grupo da morte da Libertadores foi isso mesmo. Os dois classificados foram decididos na última rodada, e o Alvirrubro garantiu a liderança da chave com uma vitória por virada sobre o Bahia, após perder uma, empatar duas e vencer três jogos.
O quarto objetivo era chegar à parada para o Mundial de Clubes Fifa próximo aos líderes do Brasileirão. A realidade não podia ser mais distante. O Inter terminou a 12ª rodada em 17º, com 11 pontos, duas vitórias, cinco empates e cinco derrotas, 12 gols pró e 18 contra.
Nas quatro competições do, o Alvirrubro soma 32 partidas, 16 vitórias, dez empates e seis derrotas, com aproveitamento e 60%. Marcou 52 gols, e tomou 32.