Com o resultado, a equipe comandada por Abel Ferreira chegou aos 29 pontos e subiu para a terceira colocação. Já o time carioca permanece com 20, na oitava posição.
Primeiro tempo de controle absoluto do Fluminense no Maracanã. Apesar da baixa presença de público e, consequentemente, do apoio local, a equipe comandada por Renato Gaúcho dominou o Palmeiras, que encontrou dificuldades para circular a bola entre os setores do campo.
Com domínio das ações, o Fluminense acumulou chances claras de gol e contou com uma falha de Facundo Torres, que chutou Freytes dentro da área, para ter a melhor delas. Apesar da demora da equipe de arbitragem para assinalar a infração, o Tricolor teve pênalti marcado a seu favor e abriu o placar com gol de Germán Cano.
Os minutos seguintes foram marcados pela dificuldade do Palmeiras em manter a posse de bola. A falta de comunicação entre os setores foi o maior dos problemas, com Vanderlan e Lucas Evangelista enfrentando dificuldades para conectar as ações entre defesa e ataque.
O poder de resiliência, no entanto, voltou a acompanhar o Palmeiras de Abel Ferreira, que contou com falha do goleiro Fábio para Mauricio empatar o jogo já nos minutos finais da primeira etapa. Mesmo injusto, o placar permaneceu igual após os 45 minutos no Rio de Janeiro.
Com a igualdade no placar, o Palmeiras voltou para o segundo tempo mais coeso e passou a equilibrar as ações do confronto. Aos poucos, dominou o meio de campo e acumulou chances até Vitor Roque aproveitar falha da defesa adversária para marcar e colocar o Verdão em vantagem.
Diante da necessidade de reagir, Renato Gaúcho promoveu mudanças na equipe, principalmente com as entradas de Thiago Silva e Ganso. A dupla até melhorou a dinâmica do time, mas não foi capaz de alterar o resultado final.
Nos minutos finais, Allan foi expulso após atingir o rosto de Samuel Xavier com o braço. Inicialmente, o árbitro Ramon Abatti Abel aplicou o cartão amarelo, mas reviu a decisão após checagem no VAR e mostrou o vermelho direto.
Entre altos e baixos, o Palmeiras virou fora de casa, somou três pontos e segue firme na briga pela liderança. O Fluminense, principal representante brasileiro no Mundial, continua enfrentando dificuldades após o retorno ao país e se distancia do pelotão de cima da tabela.
O Fluminense volta a campo no próximo domingo (27), quando encara o São Paulo, a partir das 16h (de Brasília), no Morumbis. No sábado (26), o Palmeiras recebe o Grêmio, às 21h (de Brasília), no Allianz Parque. Ambos os duelos são válidos pelo Campeonato Brasileiro
✅ FICHA TÉCNICAFLUMINENSE 1 X 2 PALMEIRAS16ª RODADA – BRASILEIRÃO📆 Data e horário: quarta-feira, 23 de julho, às 19h (de Brasília);📍 Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
🥅 Gols: Germán Cano (35′ 1ºT), Mauricio (49′ 1ºT) e Vitor Roque (16′ 2ºT)🟨 Cartões amarelos: Fuentes (FLU); Lucas Evangelista e Facundo Torres (PAL) 🟥 Cartão vermelho: Allan (PAL)
⚽ ESCALAÇÕES
FLUMINENSE (Técnico: Renato Gaúcho)Fábio, Samuel Xavier, Ignácio (Thiago Silva), Freytes e Fuentes; Hércules, Martinelli e Nonato (Ganso); Serna (Keno), Soteldo (John Kennedy) e Cano (Everaldo).
PALMEIRAS (Técnico: Abel Ferreira)Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Micael e Vanderlan; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista (Allan) e Mauricio (Veiga); Felipe Anderson (Sosa), Facundo Torres (Flaco López) e Vitor Roque (Emiliano Martínez).
🟨 ARBITRAGEM
🟨 Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC);🚩 Assistentes: Thiaggo Americano Labes (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC);🖥️ VAR: Braulio da Silva Machado (SC).