No programa “De Primeira”, do UOL, os jornalistas Danilo Lavieri, Paulo Vinícius Coelho (PVC) e Julio Gomes analisaram as estreias dos clubes brasileiros no Mundial de Clubes da Fifa. Os comentaristas divergiram sobre qual equipe do país apresentou o melhor desempenho na primeira rodada do torneio.

Para Lavieri, o Fluminense foi o time que mais impressionou, mesmo empatando sem gols com o Borussia Dortmund, da Alemanha.

– O Fluminense foi o melhor, foi o brasileiro que teve o melhor futebol. Flamengo e Botafogo venceram, mas com adversários mais frágeis. O Fluminense jogou melhor que o Borussia – afirmou.

Julio Gomes concordou e também destacou o impacto da atuação tricolor.

– Foi um grande jogo do Fluminense. Essas estreias mostram como o fator psicológico contou demais em vários mundiais intercontinentais de anos passados – disse.

PVC discordou dos colegas e apontou o Flamengo como o brasileiro com a melhor estreia, destacando a vitória por 2 a 0 sobre o Espérance, da Tunísia.

– Na minha análise, a melhor estreia foi a do Flamengo porque o Flamengo foi absolutamente dominante, fez 2 a 0 e não sofreu pressão. Mas o Fluminense foi muito bem, estou de pleno acordo – avaliou.

Além do Rubro-Negro, o Botafogo venceu o Seattle Sounders, dos Estados Unidos. Palmeiras e Fluminense ficaram no empate contra Porto, de Portugal, e Borussia Dortmund, respectivamente, considerados adversários mais difíceis na fase de grupos.

Mais de 342 mil torcedores estiveram presentes nos oito jogos que foram disputados primeiros três dias do torneio. Metade das partidas envolveram brasileiros e foram responsáveis por levar quase 132 mil torcedores aos estádios dos Estados Unidos.

— Foi exatamente para isso que o Mundial de Clubes da Fifa foi criado: um palco de classe mundial onde novas histórias são contadas, novos heróis surgem e os torcedores do futebol de clubes se sentem parte de algo maior. A FIFA se orgulha da atmosfera única e multicultural que esta nova competição já gerou e agradece a cada torcedor que trouxe sua voz, paixão e presença enquanto o Mundial de Clubes da Fifa se consolida como o ápice indiscutível do futebol de clubes global — disse Gianni Infantino, presidente da Fifa.

Leave a comment